Cape Town International Jazz Festival

Neste fim de semana, rolou a 11ª edição do Cape Town International Jazz Festival. A abertura aconteceu no Greenmarket Square na última quinta-feira. Este foi o primeiro evento popular e ao ar livre que eu presenciei desde que cheguei. Estava ansiosa por conhecer as manifestações populares.

Greenmarket Square.

Greenmarket Square.

O jazz representa para os negros sul-africanos o mesmo que o samba para os afro-brasileiros. É música de raiz. Expressão Popular. A praça Greenmarket estava repleta de black people. Cerca de 80% do público presente.

Isso, chama atenção aqui, porque é incomum ver os negros sul-africanos divertindo-se nos bares, restaurantes da parte oceânica da cidade. Somente em bairros afastados da área central, no subúrbio e periferia, eu encontrei manifestações da cultura negra.

Um dos meus interesses na África do Sul é conhecer um pouco a cultura negra sul-africana, o modo de vida e pensamento da população negra depois do fim do apartheid social. Não sei se em tão pouco tempo conseguirei adentrar na cultura local.

Participar do Cape Town International Jazz Festival foi um ótimo começo, para aprofundar um pouco mais na cultura. Adoro jazz!!

Fabisa.

Fabisa.

Fabisa me disse que não perde uma edição do Cape Town Jazz Festival. “Eu venho há 11 anos! Isso é african beat!”, falou empolgada.

Michael também vem há 11 anos. “Isso é parte da minha vida. Está em minhas veias! Isto é minha vida!!”, disse com satisfação.

Para Nbulelo, que também não perdeu uma edição, o jazz relaxa a mente e diminui o estresse.

Aproveitei a oportunidade e pedi algumas dicas de onde poderia assistir a um show de jazz local. Eles me indicaram alguns lugares. É um começo! Gostaria muito de partir de Cape Town tendo conhecido clubes de jazz de raiz, não-turísticos, frequentados por black people locais.

Nbulelo e Michael no Greenmarket Square tomando sua cervejinha (risos).

Nbulelo e Michael no Greenmarket Square tomando sua cervejinha (risos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: