Tribo Maasai

Maasai é uma das centenas de tribos da Tanzânia. Povo, originalmente do Egito, migrou entre os séculos XVI e XVIII ao longo do rio Nilo e Sudão até o norte da Tanzânia e sul do Kênia.

A recepção para os que visitam a tribo Maasai Olpopongi é calorosa. Logo na chegada, os Maasais recebem os turistas cantando uma música de boas-vindas. “Muito feliz por receber você na terra Maasai. Você é muito bem-vindo. Sinta-se em casa”.

A renda do turismo é utilizada na compra de água, remédios e construção da escola primária.

A função social dos homens é definida por faixa etária. Os homens, entre 30 e 40 anos, por exemplo, são responsáveis por manter uma política de boa vizinhança com os clãs vizinhos. Ou seja, manter a paz entre os Maasais.

Os homens, entre 40 e 60 anos, são os responsáveis por manter a cultura Maasai. Para tanto, cuidam do aprendizado dos jovens. Também, possuem a função de garantir a segurança das famílias e proteger os interesses do clã. Os líderes são escolhidos nesta faixa etária. Para ser um líder, deve-se ter as seguintes habilidades: capacidade de gerenciar pessoas, resolver os problemas da tribo e ajudar as pessoas em seus problemas.

Os homens mais velhos, entre 60 e 80 anos, criam as regras para manter a cultura Maasai, selecionam os líderes e possuem sempre a palavra final.

Já as mulheres são responsáveis por cuidar das crianças e preparar as meninas para tornarem-se esposas após a circuncisão feminina entre 15 e 18 anos. Hoje, a circuncisão feminina está proibida na Tanzânia. As mulheres têm, ainda, a função social de coletar lenha, carregar água (normalmente, carregam água na cabeça por longas distâncias), cuidar da horta, fazer comida e construir as casas. Atualmente, desde o ano 2.000, as mulheres também fazem o artesanato (colares, pulseiras, brincos) para vender no mercado.

Na organização social, as mulheres trabalham mais duro do que os homens. Entre 60 e 80 anos, os homens, por exemplo, podem decidir aposentar-se, isto é, parar de executar seu papel social, enquanto as mulheres, nesta mesma faixa etária, continuam trabalhando.

Um homem pode ter mais de uma esposa, se ele conseguir sustentá-las. Cada mulher tem de ter a sua própria casa. O gado é a principal fonte de renda dos Maasais. Segundo o guia Kimani de 28 anos: “Se o homem tiver muita cabeça de gado, ele pode ter muitas mulheres, quatro, cinco…”.

A tribo Maasai Olpopongi dista cerca de 80 Km de Moshi e Arusha. É possível fazer um tour de 1 dia ou pernoitar na tribo.

Noomunderen de 87 anos.

Nano de 27 anos.

Museu.

Roupa usada pelo jovem durante a cerimônia de circuncisão masculina, ainda praticada.

Escudo para proteger dos animais. O desenho tem a forma de uma boca com dentes para confundir o animal.

Língua Maasai.

Árvore Olpopongi, nome homônimo da tribo.

Ao fundo Monte Meru, com 4.566 metros.

Kimani.

Como ir: http://www.olpopongi-maasai.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: