Ukonwaba Photo Club

Ukonwaba Photo Club é o projeto que eu desenvolvi com adolescentes e câmeras fotográficas na township Langa na Cidade do Cabo, África do Sul. Fruto da parceria com Frida Vesterberg, gerente e co-fundadora da Fundação Projeto Playground.

http://www.project-playground.org/

Durante sete semanas, tive o prazer de ensinar fotografia, minha paixão, e vivenciar a inocência e vitalidade dos meus alunos adolescentes e crianças participantes das demais atividades da Fundação Projeto Playground.

Acredito no potencial transformador da fotografia. Vejo a câmera fotográfica como um instrumento lúdico de auto-expressão e, também, de interação social. A produção de imagens pelos adolescentes de si mesmos, do espaço e comunidade onde vivem é uma ferramenta colaboradora na construção de autoconfiança e autoimagem.

Espero que através dessa caixinha de surpresas, que é a câmera fotográfica, as crianças descubram o enorme potencial criativo que existe dentro delas e vivenciem a adolescência com confiança e esperança no futuro.

Townships são cidades na periferia da Cidade do Cabo, onde os negros foram obrigados a residir na época do apartheid social . Langa é a mais antiga township. Criada em 1923.

Durante o regime do apartheid, os negros eram proibidos de circular no centro e bairros da orla da Cidade do Cabo, exclusivos aos brancos. Ao fim de um dia de trabalho, tinham de retornar imediatamente às suas residências nas townships.

Apesar do fim do apartheid social em 1994 com a eleição do ex-presidente Nelson Mandela, a desigualdade social entre negros e brancos salta aos olhos. O que desfavorece o fim da animosidade ainda existente entre negros e brancos, resquício do regime ultra-opressor. O sistema de cotas sul-africano para inserção dos negros no mercado de trabalho, ainda, não foi capaz de reverter esse quadro de desigualdade social, o qual, também, contribui para a não-valorização da cultura negra sul-africana. Sem dúvida, a Copa do Mundo foi um grande evento que resgatou um sentimento de nação e unidade entre sul-africanos negros e brancos.

Faço este preâmbulo para dar ao leitor uma breve noção do pano de fundo que me motivou a fundar Ukonwaba Photo Club. Além de colaborar na construção de um olhar próprio de si mesmos, através da produção da autoimagem, Ukonwaba pretende também contribuir como um elo de ligação de amor e paz entre negros e brancos sul-africanos.

Escrevo do lugar de uma viajante com olhar antropológico e sensível às questões afetas à humanidade. Esta experiência com as crianças, adolescentes e adultos de Langa Township e Project Playground foi profundamente humana. Dei muito amor e recebi muito amor. Para mim, trabalho voluntário trata-se disso: troca humana.

Foi trabalhoso. Claro! Mas não tem preço ver o sorriso e o brilho do olhar de uma criança.

O que eu desejo para as crianças e adolescentes de Langa é: SER FELIZ.

UKONWABA significa, na língua sul-africana xhosa, SER FELIZ.

O que me deixa hoje muito contente é saber que o projeto continuará.

Siseko é o novo professor do UKONWABA PHOTO CLUB, o qual foi contratado pelo PROJETO PLAYGROUND.

Maravilhoso!

http://ukonwaba.com

http://ukonwaba-photoclub.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: