Leh, Ladakh, Himalaia, norte da Índia

Emociante chegar em Ladakh sobrevoando a Cordilheira do Himalaia no norte da Índia. Um mar de montanhas desérticas mesclados com picos nevados.

Completa mudança de cenário de Dharamkot, com sua verdejante floresta e umidade no ar. Em Leh, a paisagem é árida e clima desértico.

Foram dois dias de viagem de Dharamkot até Leh. Fui de carro até Jammu, 3 horas de viagem. Depois do sossego em Dharamkot, a experiência em Jammu foi como voltar à Índia que conhecemos. Centenas de pessoas na rua, tráfego intenso, buzinas de rickshaw. Pernoitei lá. Na manhã seguinte, cedinho, voei para Leh no Himalaia e cheguei ao paraíso.

Adoro a solitude das altas altitudes. Paisagem deslumbrante. Imensidão. Silêncio. Leh, a 3.500 metros, é um vilarejo com ares cosmopolitas. Um paraíso para trekkers e aventureiros. Trekking de 4 a 21 dias são oferecidos pelas agências locais, rafting, jeep tour, além de turismo cultural e religioso.

Leh assim como McLeod Ganj é destino dos refugiados do Tibet. É a segunda casa de Dalai Lama. Há vários templos budistas na região abertos à visitação. Budistas (a maioria da população) e mulçumanos convivem harmoniosamente na pacata Leh. Interessante acordar de manhã com os monges entoando os mantras e, no meio da tarde, ouvir o som que vem da mesquita chamando os mulçumanos a rezar para Alá.

O palácio de Leh, na colina que delimita o vilarejo, e a estupa Shanti, no topo de outro monte a 3 Km do centro, dão o encanto especial ao lugar.

Suba até o palácio de Leh e a estupa Shanti caminhando. Curta a experiência de sentir o efeito combinado do ar rarefeito de alta altitude, calor e ar seco. Passo a passo, devagarinho, chega-se lá. Reserve duas tardes inteiras para curtir estes lugares e apreciar o visual.

Quando ir: agosto e setembro (verão). Nos outros meses, a temperatura chega a 30 graus abaixo de zero. A estrada e o aeroporto são eventualmente fechados pela quantidade de neve.

Onde ficar: há vários hotéis e pousadas no centrinho de Leh. É só dar uma volta e pernoitar no que mais lhe agrada quanto ao preço e conforto.

Estupa Shanti.

Tsemo Gompa.

Palácio de Leh na colina.

Templo budista e mesquita mulçumana.

Mesquita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: