Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Serra dos Órgãos.

Muitas trilhas na parte baixa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) fazem a alegria dos amantes da natureza que não dispõem de tanto preparo físico.

Fizemos as trilhas clássicas do Cartão Postal e Mozart Catão, na sede Teresópolis, que terminam em mirantes com paisagens belíssimas. A trilha do Cartão Postal são 50 minutos de subida íngreme com muitos degraus até o mirante para a magnânima Serra dos Órgãos. Cerca de 300 metros antes de chegar ao mirante, há uma bifurcação para a trilha 360, que é circular, dura 2 horas e 30 minutos, que possui outro mirante e encontra a trilha Mozart Catão. Por sua vez, a trilha Mozart Catão é mais suave, considerada leve, 30 minutos de subida levam ao mirante com a paisagem da cidade de Teresópolis, avistando-se ainda a Granja Comary e CBF.

Cidade de Teresópolis.

Há muitos atrativos na parte baixa do PARNASO como a piscina natural, poços, as trilhas suspensa e da primavera, planas e no meio da floresta. Ideais para quem quer vivenciar a atmosfera da mata sem nenhum esforço.

Dedo de Deus.

Na parte alta do PARNASO, as trilhas requerem preparo físico e experiência. Convém contratar um guia. Já fiz a clássica travessia Petrópolis-Teresópolis, narrada neste blog, considerada a mais bonita do Brasil. Pode-se fazê-la em 3 dias com pernoites no Abrigo 4 e no Açu. Uma boa pedida é passar a noite no Abrigo 4, na Pedra do Sino, para ver o espetacular nascer do sol. É preciso reservar antes o pernoite para não ser pego desprevenido e ter de descer no mesmo dia. A trilha até a Pedra do Sino é considerada pesada, cerca de 5 horas de subida.

www.parnaso.tur.br

6 comentários em “Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: