Fotógrafa transforma o seu trabalho em livro

Paola Oliveira

Viajar e registrar os momentos através das fotos já se tornou um hábito que faz parte de uma cultura mundial. Agora, imagina se suas recordações e histórias forem parar em um livro? Esse foi o caso de Michelle Glória, uma carioca que há três anos mora em Teresópolis que é apaixonada por viagens, que a tornaram amante da fotografia. “Eu fui para Machu Pichu com uma pequena câmera compacta e tirei uma porção de fotos e um amigo meu tinha ido com uma câmera profissional e eu vi a diferença das fotos, aí falei: ‘eu preciso aprender fotografia’. Minha próxima viagem eu já vou como fotógrafa. E foi então que eu fui para Patagônia Austral, na Argentina e duas fotos do livro são de lá”, conta a fotógrafa.

Através das suas aventuras pelo mundo, os arquivos fotográficos aos poucos passaram a ser muito mais que simples fotos de lembrança, e sim um meio de contar a história de outros povos, revelando o olhar de cada um por meio do livro “Essencial – viagens em busca de um olhar sincero”. “Eu estive em lugares pobres, mas eu busquei resgatar a alegria e retratar a humanidade dessas pessoas”, declara Michelle. “A ideia do livro veio de um mochilão sabático que eu fiz muito intenso. Eu fiz o Caminho de Santiago e lá eu conheci pessoas do mundo inteiro. Isso me deu coragem para fazer o mochilão sabático pela África e pela Ásia. Foi uma viagem muito marcante e virou página na minha vida. Foi então que eu decidi fazer um livro para registrar esses momentos, poder compartilhar com as pessoas o meu olhar”, recorda a profissional.

Surge o livro

Motivada por conhecedores da arte de fotografar, a carioca deu o pontapé inicial que precisava para o livro existir. “Eu sou aluna do Walter Firmo, que incentiva os seus alunos a terem projetos autorais, e ele foi um grande incentivador. E também o Henrique Pontual, fotógrafo que foi o curador do livro. Eu já tinha essa ideia de fazer um livro, só não sabia se era escrito, contando a história ou de fotografia. Foi então que o Henrique me incentivou a fazer de fotografia, pois as fotos estavam lindas”, diz. Mesmo optando por um livro de fotografia, Michelle não se limitou em contar o relato de cada aventura. “Quem quiser acompanhar as histórias de cada fotografia do livro, elas estão no meu blog michellegloria.com.br”.

Ela foi arrebatada por essa arte há 16 anos através das suas viagens e desde então vem construindo uma longa trajetória. A cada click, registrou mais do que enxergava através das lentes da câmera, alcançando o que sentia naquele momento, o tornando único. “Eu quis retratar um olhar sincero das pessoas e sua essência. No ato de fotografar o que eu busco é empatia e humildade. Procuro sempre interagir com as pessoas para deixá-las à vontade e fazer a foto. Isso que me motiva”, confessa.

Corajosa, saiu em busca de histórias espalhadas por outros países sem nenhuma companhia, vivendo apenas o hoje. “Em nenhum momento eu fiquei sozinha ou tive problema de comunicação. A câmera é um excelente instrumento de socialização. Com ela eu já interagia com as pessoas, apontava a câmera e a pessoa abria um sorrisão, porque elas ficam muito felizes ao serem fotografadas”, relata.

Na África do Sul, a fotógrafa participou de uma ONG onde teve a oportunidade de realizar uma tarefa emocionante. “Esse foi um trabalho que eu fiz de inclusão visual com adolescentes de um gueto onde os negros do apartheid viviam, na Cidade do Cabo. A exposição foi como objetivo de fazer eles terem um olhar, uma representatividade positiva sobre eles. Foi um sucesso, eles ficaram muito felizes e se reconheceram nas fotos”, conta, sensibilizada.

“Essencial” foi lançado no ano passado, no mês de novembro, no Rio de Janeiro e em Teresópolis. O trabalho que já passou por várias exposições, terá a próxima exibição no Rio no restaurante Entrepassos, no Paço Imperial, na Praça 15, mantendo-se por seis meses no local.

Entrevista publicada no Diário de Teresópolis em 6 de março de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: